quarta-feira, 13 de maio de 2009

Gavião Real- 1º Bim

Gavião Real
(Nome científico Harpia harpyja)



Da ordem dos Falconiformes, o nome científico da Harpia da Amazônia é Harpia harpyja. A Harpia, é a ave de rapina mais forte do mundo, tem uma envergadura (medidas das asas abertas) que chega a medir dois metros. Esses animais são encontrados em toda a América Central e Sul, e também onde existam florestas tropicais, no Brasil está ameaçado na mata Atlântica, onde o desmatamento é de grande proporção, aliás, essa é a maior ameaça a esta espécie.
De acordo com a bióloga Helena Aguiar, bolsista do projeto Gavião Real do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), macho e fêmea têm características físicas diferentes. A fêmea é maior que o macho e chega a pesar 9 kg e medir 90 centímetros, já o macho não passa dos 6 kg e 60 centímetros. Embora sejam animais de hábitos solitários, (não voam em bando) são aves monogâmicas, ou seja, são parceiros fiéis a vida toda, procriam de três em três anos, geralmente dois ovos, o período de encubação dos ovos varia entre 30 e 60 dias e normalmente somente um filhote sobrevive.
Os filhotes de Harpia, aos seis meses já fazem pequenos vôos entres os galhos da árvore do ninho e ao completarem um ano já voam pequenas distancias, permanecem no ninho até completarem dois anos de vida, após esse período o filhote segue em vida solitária em busca de suas próprias presas e futuramente um parceiro. As Harpias podem viver por até 40 anos, seus relacionamentos duram cerca de 30 anos, usam o mesmo ninho por toda a vida produtiva, quando o ninho é destruído pela ação do homem o casal de Harpia reconstrói seu ninho em outra copa de árvore mais afastada da devastação.
Geralmente a Harpia escolhe árvores acima do dossel para construir seu ninho, como por exemplo, a Samaúma e a Castanheira.
Sua dieta é composta de pequenos animais como, por exemplo, preguiça, macacos, roedores, tatus, répteis e até mesmo outras aves. Projeto de pesquisas cientifica ajudam a derrubar mitos sobre a Harpia. Na Amazônia a ave é mais conhecida como Gavião-Real, o principal mito na região é de que a ave captura e ameaça seres humanos, mas durante uma pesquisa feita sobre a dieta dessas aves, não foram encontrados vestígios de animais domesticados pelo homem e nem de seres humanos.
Helena ressalta que a Harpia não tem predador natural, está no topo da cadeia alimentar, mesmo assim, hoje está na lista dos animais quase ameaçados de extinção. Na Amazônia está bem preservado devido a extensão da floresta e os projetos de conservação desta espécie. Mas na mata atlântica a devastação ainda é uma ameaça constante, a caça predatória e o cativeiro também contribuem como fatores de ameaça a esta espécie.
O Projeto Gavião- Real do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em parceria com várias instituições nacionais e Ongs regionais, tem como objetivo a conservação da espécie, localizando e monitorando ninhos e aves. O projeto Gavião Real atua em todo o território brasileiro. A pesquisadora Tânia Sanaiott é a responsável pelo projeto Gavião Real, o projeto existe há mais de uma década. O projeto monitora hoje, cerca de 40 ninhos na Amazônia, a maioria, nas proximidades das cidades de Manacapuru, Parintins e Barreirinha.
Em setembro do ano passado o projeto devolveu a floresta um filhote (fêmea) de gavião real de quatro anos, segundo a pesquisadora Tânia Sanaiotti, essa devolução foi importantíssima para a reprodução do animal, tendo em vista que eles começam a reproduzir a partir dos 10 anos. No mês de janeiro foi localizado um ninho de gavião no estado do Pára. A pesquisadora já esteve lá e confirmou ser um ninho de gavião real.



Prece a Harpia
(Gavião Real)

Minha musa da mata, minha santa inspiradora.
Conservai nossa floresta viva.
Oh! Grande ser caçador voa por entre as galhadas em busca de uma presa,
Não deixai que os inimigos destruam esse teu santuário,
lugar esse onde outrora vivias livre de qualquer extinção.
Caçai, pois os homens que por ventura abusam de sua ignorância
ao insistir na destruição daquilo que mais belo existe em nossa floresta que és tu
Oh, linda musa da Mata.

Ulysses Carvalho Barbosa


Prece feita em homenagem a Harpia, símbolo do nosso instituto INPA, 1992
Fonte: Helena Aguiar- bióloga/ Bolsista do Projeto Gavião Real do Inpa
O projeto Gavião Real é um Projeto desenvolvido pela Pesquisadora Tânia Sanaiotti

Equipe: Adrianne Diniz, Aleandra Cruz, Denir Simplicio, Fabiane Nunes, Mário Lima e Nirvana Santos.

Saiba um pouco mais sobre essa ave assistindo ao video que está disponivel no blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário